O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PGGMP) é resultado de uma ação interdisciplinar, reunindo diferentes Laboratórios (Departamentos) da UENF. O PGGMP foi criado em 2004 nos níveis de Mestrado e Doutorado e recebeu o nota 6 da CAPES na última avaliação trienal (2010-2012).
O Programa é estruturado com base na colaboração entre professores da UENF nas áreas de Melhoramento de Plantas, Biotecnologia, Bioquímica, Fitopatologia e Estatística. Nossos estudantes têm acesso à infraestrutura laboratorial, casas de vegetação, áreas de campo e equipamentos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Nossos professores têm obtido êxito na captação de recursos junto a agências de fomento como a FAPERJ, a CAPES e o CNPq para financiamento de projetos e bolsas.
Nosso objetivo central é formar geneticistas e melhoristas de plantas, com sólida formação científica e capazes de liderar programas de melhoramento, em instituições públicas e privadas, que objetivem o lançamento de
novas cultivares, bem como ações de coleta, preservação e manejo de germoplasma, além de produção de semente básica e genética.
O Programa oferece aos estudantes acesso a métodos clássicos de melhoramento bem como técnicas avançadas envolvendo a tecnologia da DNA recombinante, o uso de técnicas de biologia molecular, particularmente o uso dos marcadores de DNA, além de formação em biometria, citogenética, genômica e proteômica associadas ao melhoramento de plantas.
Em 2012, o PGGMP iniciou uma parceria com a North Dakota State University, que resultou na assinatura de um convênio que permite fluxo contínuo de discentes e docentes entre as duas instituições para treinamento e períodos de estudo.