O orientador e o pós-graduando deverão estar atentos ao tempo de curso, ou seja 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado e deverão solicitar com antecedência de 30 dias da data prevista para a defesa a homologação, pela Comissão Coordenadora do Programa – CCP, da Banca Examinadora.
Segue algumas orientações que deverão ser observadas pelo orientador e o pós-graduando quanto a solicitação de homologação da Banca Examinadora.
Informamos aos docentes e discentes que a Comissão Coordenadora do Programa (CCP) aprovou em reunião realizada em 09/05/2013, que os projetos de Dissertações e Teses, a partir de Julho de 2013, sejam elaborados pelos alunos, nos moldes do Auxílio à Pesquisa – APQ1 FAPERJ com pequenas mudanças conforme a seguir:
– Máximo de 30 páginas, escrito em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, margens 2,5, contendo, obrigatoriamente na ordem, os seguintes itens: resumo estruturado para divulgação (entre 1.000 e 2.000 caracteres), introdução, objetivos, justificativa, estado da arte (revisão de literatura), metas, método, resultados esperados, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento. Desse modo, caso seja necessário, estes, poderão ser aproveitados com pequenas modificações para solicitação de recursos à FAPERJ em futuros Editais.
– O projeto deverá ter uma capa (não contada entre as 30 páginas) contendo o nome da Universidade por extenso; do Centro (CCTA), do Programa, e do Laboratório onde o pós-graduando está inserido; o título do projeto; o nome do pós-graduando e do orientador; mês e ano da defesa.
– As páginas deverão ser numeradas, em algarismos arábicos, no canto superior direito.
– As linhas de todas as páginas deverão ser numeradas, facilitando assim a identificação de linhas e parágrafos no momento da defesa do projeto. A numeração das linhas deverá ser reiniciada em cada página.
– As “bonecas” a serem entregues para a banca antes da defesa poderão ser impressas em frente e verso, a fim de economizar papel.
– A fim de reduzir os gastos, fica dispensada a apresentação da “boneca” do projeto de dissertação/tese na Secretaria ao agendar a defesa de projeto.
– O orientador deve encaminhar à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) a solicitação da nomeação da banca com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa e o projeto deve ser entregue (pelo aluno) aos Membros da Banca com pelo menos uma semana (7 dias) de antecedência da data prevista da defesa.
As instruções completas estão contidas na Resolução 02/2023, que dispõe sobre a defesa do projeto e sobre a defesa da tese/dissertação.
Membros da Banca
A defesa será perante uma Comissão Examinadora (Banca) composta por pelo menos 2 docentes (Mestrado) ou 3 docentes (Doutorado), todos doutores, além do orientador que indicará os docentes, presidirá a banca e organizará o exame
– Mestrado
Membros Efetivos/Titulares (4)
1. Orientador – Presidente
2. Os 2 Conselheiros (ou um Conselheiro e mais um Docente Convidado, de área correlata)
3. Membro Convidado – Outra IES
Membros Suplentes (2)
1. Suplente Interno – Programa
2. Suplente Externo – Outra IES
– Doutorado
Membros Efetivos/Titulares (4)
1. Orientador – Presidente
2. Um Conselheiro
3. Membro Externo – Outra IES
4. Menbro preferencialmente Externo ao Programa, porém de área de conhecimento correlata
Membros Suplentes (2)
1. Suplente Interno – Programa
2. Suplente Externo – Outra IES
Entregar com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data prevista para a defesa os seguintes Documentos:
1. Formulário de nomeação da Banca, assinado pelo Orientador com a indicação dos membros efetivos e suplentes com todas as demais informações preenchidas.
2. Boneca de Tese (Deve ser entregue somente aos Membros da Banca);
3. Histórico Escolar do Pós-Graduando;
4. Declaração de Nada Consta emitida pela Secretaria Acadêmica;
5. Declaração de Apresentação do Seminário de Tese;
6. Resumo e Abstract da Tese/Dissertação e palavras chaves (enviar essas informações através do e-mail pggmp@uenf.br);
7. Curriculum vitae do Membro Externo. (com informação do CPF)
8. Entregar o comprovante de submissão de artigo:
a) Em caso de Mestrado entregar à Coordenação do Programa a comprovação de ter submetido pelo menos um artigo científico relacionado com a sua tese/pesquisa à uma Revista Científica Qualis A ou B;
b) Em caso de Doutorado entregar à Coordenação do Programa a comprovação de ter submetido pelo menos um artigo científico relacionado com a sua tese/pesquisa à uma Revista Científica Qualis A ou pelo menos B2;
9. Formulário de aquisição de passagem aérea devidamente preenchido, caso seja necessário a aquisição da mesma;
10. Formulário de solicitação de reserva de hospedagem devidamente preenchido;
Importante:
- O formulário e a documentação acima listada deve ser enviada a Coordenação do Programa com a devida antecedência (minimo 30 dias), pois a solicitação terá que ser aprovada na CCP.
- Em caso de compra de passagem aérea, a solicitação deve ser enviada também com uma antecedência de pelo menos 30 dias.
Formulários para nomeações de Bancas
Os formulários abaixo visam padronizar as solicitações de nomeações Bancas, pelos orientadores, facilitando a informação dos dados necessários para elaboração dos formulários e declarações no Sistema Acadêmico.
OBS: Sugerimos consultar as resoluções do Programa ao preencher os formulários, em caso de dúvidas.
- Formulário Nomeação Banca Defesa de projeto
- Formulário Nomeação Banca Defesa de tese ou dissertação
- Formulário Nomeação Banca Exame de qualificação
Outros Formulários
- Indicação da Comissão Orientadora e do Plano de Estudos
– Abaixo informamos a Listagem das Disciplinas oferecidas pelo Programa nos dois semestres, a fim de que o estudante possa se orientar na elaboração de seu Plano de Estudos.
– Também disponibilizamos um formulário, no qual o orientador poderá solicitar o credenciamento de um CONSELHEIRO para atuar especificamente durante o desenvolvimento do Projeto de tese/dissertação de seu orientado, para compor a Comissão de Orientação do aluno, se o mesmo não for credenciado no Programa.
- Formulario nº 05 atualizado
- Formulário para Credenciamento de Conselheiro
- Disciplinas da PGGMP I e II semestres
Condições de utilização do Formulário de Afastamento do Campus da UENF para alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, aprovado pela Comissão Coordenadora do Programa CCP, em 06/11/2008.
1°. – Alunos bolsistas ou não que precisarem se afastar do Campus principal da UENF por um período mínimo de 01 (um) dia e máximo de 15 (quinze) dias, devem preencher o formulário (saídas para: coletar dados, avaliar experimentos, participar de congressos, etc);
2°. – O orientador(a) deve assinar o formulário, concordando com o afastamento;
Ressaltamos que as solicitações de afastamento de alunos bolsistas ou não por períodos superiores há 15 dias, devem ser formalmente comunicadas a Coordenação do Programa com antecedência de no mínimo 30 dias antes da data da viagem. Nestes casos as solicitações deverão ser aprovadas pela Comissão Coordenadora do Programa e encaminhadas posteriormente à CPPG para homologação.
Termo de autorização divulgação Tese
É necessário o preenchimento de Termo de Autorização para publicação Eletrônica da tese/Dissertação, por parte dos alunos de pós-graduação, permitindo assim que a Coordenação do Programa possa enviar para o setor da biblioteca digital, além do CD com o arquivo eletrônico da Tese/Dissertação, o respectivo formulário de autorização (preenchido).
O formulário deverá ser preenchido em 2 (duas) vias
Termo de Retirada e devolução de equipamentos
Poderá ser utilizado pelos docentes do Programa 01 (um) Notebook e 01 (uma) Câmara Digital, que se encontra sob a responsabilidade da Secretaria do Programa, mediante o preenchimento do “Termo de Retirada e Devolução de Equipamentos”.
No caso da Câmara Digital, esta poderá também ser utilizada pelos pós-graduandos, no desenvolvimento de seus trabalhos de teses, mediante solicitação de seu Orientador que, neste caso, será o responsável pelo equipamento, preenchendo o Termo citado.
Declaração Revisão Tese/Dissertação
Após verificação das correções sugeridas pela Banca, o ORIENTADOR deverá emitir uma DECLARAÇÃO DE REVISÃO DA TESE/DISSERTAÇÃO, para que a Secretaria do Programa possa verificar a formatação da Dissertação/Tese, para impressão final e encadernação.
Solicitação de recurso financeiro para eventos
Participação de alunos em eventos
O regulamento do PROEX, Portaria 102, de 12/08/2015, em seu Art. 25, prevê a participação de alunos em eventos e dá a seguinte redação: A Coordenação do curso poderá destinar aos alunos regularmente matriculados recursos para cobrir despesas para participação em eventos científicos no país e no exterior, tais como: I – Taxa de inscrição; II – passagens aéreas ou terrestres; e III – Reembolso de despesas com alimentação, hospedagem e locomoção urbana que, juntas, não ultrapassem o valor equivalente em diárias para cargo de nível superior, conforme parâmetros fixados em legislação federal vigente. Parágrafo Único: Havendo vantagem econômica, será possível substituir passagens dos alunos, por locação de veículo coletivo (pessoa jurídica).
Assim sendo não será permitida a emissão de diárias para alunos e sim reembolsos de despesas em valores que somados correspondem aos valores em diárias.
Participação de professores em eventos
Art. 24. Poderá ser apoiada a participação de professores em eventos de curta duração, com recursos para cobrir despesas com taxa de inscrição, passagens e diárias, de acordo com o estabelecido por legislação em vigor
Ao solicitar recurso financeiro para participação em eventos, o aluno ou professor deve observar as regras estabelecidas na Resolução do Programa nº 01/2011, em vigor.
As despesas serão autorizadas pela CCP, de acordo com a disponibilidade financeira.
Estas Normas vai orientá-lo(a) na elaboração de sua Dissertação ou Tese, quanto a formatação e apresentação.
Abaixo disponibilizamos o modêlo em WORD da capa, página de rosto e da página de aprovação da tese, dentro das normas e formatação. Com base nestes modêlos, voce poderá transcrever os dados de sua Dissertação ou Tese, mantendo a formatação destas páginas.
Qualquer duvida, contactar com a Secretaria do Programa.
Caso seja necessário, o orientador deverá preeencher os formularios abaixo, para a vinda do Membro Externo que participará da Banca de Defesa da Tese ou Dissertação, a fim de que o Programa possa providenciar a aquisição da passagem aérea e/ou de sua hospedagem.
- Solicitação de passagem aerea para o Membro Externo;
- Solicitação de hospedagem para o Membro Externo.
Lembramos que de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação – Stricto Sensu, em vigor,
Art. 3º – O Mestrado terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses e o Doutorado terá duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses contados a partir da data de admissão no Programa.
§ 1º- O pós-graduando poderá solicitar à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) prorrogação por até mais 06 (seis) meses. Em sendo aprovada a solicitação pela CCP a mesma deverá informar à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e à Secretaria Acadêmica (SECACAD).
§ 2º– Em casos excepcionais o pós-graduando poderá solicitar extensão da prorrogação por até 06 (seis) meses. Para tal deverá encaminhar a solicitação de extensão à CCP com uma antecedência de 03 (três) meses do vencimento do prazo, acompanhada dos seguintes documentos: justificativa da solicitação, parecer do orientador, relatório de atividades com respectivo cronograma e uma versão preliminar da dissertação ou da tese. O estudante deverá ter cumprido todas as exigências regimentais, exceto a defesa. A falta de um desses documentos impedirá sua apreciação pela CCP. A CCP após aprovação da solicitação encaminhará a mesma para avaliação da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG).
§ 3º- Serão computados para cálculo da duração máxima, os períodos em que o estudante afastar-se da Universidade, salvo os afastamentos motivados por problemas de saúde e licença maternidade.
§ 4º– A prorrogação só será permitida para pós-graduando que não tenha no seu histórico escolar reprovação em nenhuma disciplina do Programa.
FORMULÁRIO de solicitação de prorrogação de prazo para Defesa de Dissertação ou Tese (Parágrafo 1º do Art. 3º)
Procedimentos pedido de extensão da prorrogação prazo def.tese (Parágrafo 2º do Art. 3º)
Relatório de Atividades com Cronograma
Documentos a serem anexados à solicitação de Prorrogação de prazo.
a) Formulário de solicitação de prorrogação de prazo
b) Justificativa do(a) estudante (à Coordenação do Programa);
c) Concordância do(a) orientador(a) (à Coordenação do Programa);
d) Relatório de atividades com respectivo cronograma;
e) Extrato ou Histórico escolar;
f) Boneca de tese ou dissertação na fase em que estiver.