O Programa oferece aos seus estudantes, 03 (três) linhas de Pesquisas.
Projetos:
- Caracterização, Avaliação e Utilização de Germoplasma de Espécies Cultivadas e Silvestres;
Descrição: Neste Projeto concentram-se os estudos envolvendo as etapas de caracterização, avaliação, E utilização de germoplasma de espécies cultivadas e silvestres. As etapas de caracterização são realizadas utilizando-se diferentes abordagens como descritores morfológicos, agronômicos, citológicos, marcadores moleculares, bem como aspectos químicos e bioquímicos. Na avaliação e utilização são considerados os caracteres de interesse agronômico de cada espécie em estudo. Para análise dos dados são considerados diferentes métodos, inclusive as técnicas multivariadas.
Responsável pelo Projeto: Prof.ª Telma Nair Santana Pereira
. - Aquisição e Conservação de Germoplasma.
Descrição: Este projeto contempla os estudos relacionados às técnicas de aquisição e conservação de germoplasma utilizando as metodologias de bancos de sementes, coleção viva e cultivo “in vitro” além da criopreservação para a conservação de recursos genéticos vegetais associados às espécies cultivadas.
Responsável pelo Projeto: Prof.ª Virgínia Silva Carvalho
Projetos:
- Resistência Genética a Doenças em Plantas;
Descrição: Neste projeto estão incluídos os programas de melhoramento que visam à obtenção de cultivares resistentes a doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides, bem como os trabalhos de identificação de fontes de resistência aos fitopatogenos e aqueles relacionados aos estudos dos mecanismos de defesa das plantas e às bases genéticas da interação planta-patógeno.
Responsável pelo Projeto: Prof. Silvaldo Felipe da Silveira
. - Melhoramento Genético de Plantas Perenes,
Descrição: Neste projeto estão as pesquisas desenvolvidas com plantas perenes, em especial com fruteiras, como o mamoeiro, o maracujazeiro, a bananeira, a videira e o coqueiro, entre outras. As atividades deste projeto buscam o desenvolvimento de novas cultivares das espécies-alvo com a utilização de métodos clássicos de melhoramento, de análises biométricas e moleculares como ferramentas auxiliares no processo de seleção e estimativa de parâmetros genéticos, além de análise de populações segregantes e realização de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para registro de cultivares.
Responsável pelo Projeto: Prof. Alexandre Pio Viana
. - Melhoramento Genético de Grandes Culturas e Plantas Bioenergéticas;
Descrição: Neste projeto estão contemplados os Programas de Melhoramento, desenvolvidos no âmbito do PGGMP, relacionados às grandes culturas, como feijoeiro comum e milho, entre outras. Nesses Programas, objetiva-se a determinação de parâmetros genéticos e a utilização de métodos clássicos de melhoramento para a obtenção de genótipos superiores para produtividade, resistência a doenças e a estresses abióticos, entre outros. Abrange ainda, os ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para registro das cultivares. Também estão inseridos neste projeto, os Programas conduzidos com plantas de interesse bioenergético, como a cana-de-açúcar, o capim-elefante e o pinhão-manso, entre outros, objetivando o desenvolvimento de genótipos mais produtivos e eficientes na geração de energia.
Responsável pelo Projeto: Prof. Rogério Figueiredo Daher
. - Melhoramento Genético de Milhos Especiais;
Descrição: Este projeto trata especificamente dos Programas de Melhoramento Genético dos chamados “milhos especiais”, entre os quais estão o milho pipoca e o milho doce. Fazem parte deste projeto os estudos de adaptabilidade e estabilidade de genótipos superiores desenvolvidos no âmbito do PGGMP, o uso de métodos clássicos para condução de populações de milho, a produção e análise de desempenho de híbridos e a obtenção e recomendação de cultivares com abrangência local, regional e nacional. Abrange ainda, os ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para o registro das cultivares.
Responsável pelo Projeto: Prof. Antonio Teixeira do Amaral Junior
. - Melhoramento Genético de Olerícolas;
Descrição: Neste projeto estão inseridos os Programas de Melhoramento Genético de hortaliças e plantas medicinais, que se utilizam primordialmente de métodos clássicos para a obtenção de genótipos superiores para produtividade, resistência a doenças e a estresses abióticos, incluindo altas temperaturas e produção com baixa disponibilidade de água e nutrientes, além de qualidade de frutos. Também se incluem os estudos de herança e determinação de parâmetros genéticos, fenotipagem de indivíduos selecionados, produção e análise do desempenho de híbridos, obtenção e recomendação de cultivares em âmbito local, regional e nacional, e a realização de ensaios de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade (DHE) e de Valor de Cultivo e Uso (VCU), visando à proteção e ao registro de cultivares.
Responsável pelo Projeto: Prof.ª Rosana Rodrigues
. - Métodos Estatísticos Aplicados à Resistência a Doenças;
Descrição: Esse projeto visa o uso de métodos estatísticos aplicados a dados obtidos em pesquisas sobre a resistência à doenças. Envolve as culturas cultivadas e pesquisadas pelo corpo docente do Programa.
Responsável pelo Projeto: Prof. Marcelo Vivas
. - Melhoramento Genético de Feijões Especiais
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de cultivares superiores de feijões especiais (feijão-de-vagem e feijão-caupi) no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas do CCTA/UENF. No melhoramento do feijão-de-vagem os métodos clássicos como o SSD vêm sendo desenvolvido para condução das populações a obtenção e recomendação de cultivares adaptadas, estáveis e produtivas, para as regiões norte e noroeste fluminense. O programa de melhoramento do feijão-caupi vem sendo desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Norte, com o objetivo de recomendar cultivares com abrangência nacional.
Responsável pelo Projeto:Prof. Geraldo de Amaral Gravina
Projetos:
- Proteômica e Metabolômica Aplicadas ao Melhoramento de Plantas;
Descrição: Neste projeto estão inseridos os estudos de identificação e caracterização do conjunto de proteínas expressas pelas plantas em resposta a diferentes estímulos, incluindo estresses biótico e abióticos, fornecendo informação sobre a variabilidade genética que é efetivamente expressa pelo genoma e fundamental para o melhoramento de plantas. Também se incluem os trabalhos sobre a identificação e quantificação dos metabólitos em germoplasma cultivado e silvestre com o uso de instrumentação tais como espectrometria de massas e espectrometria de ressonância magnética nuclear. Com a introdução de tecnologias de proteômica e metabolômica no contexto do melhoramento de plantas se alcança um novo patamar na identificação de genótipos superiores.
Responsável pelo Projeto: Prof. Vanildo Silveira
. - Análise Genômica no Melhoramento Genético de Plantas;
Descrição: Neste projeto são enfocados os trabalhos que utilizam análise genômica em geral para dar suporte aos Programas de melhoramento de Plantas, auxiliando no desenvolvimento de cultivares e contribuindo para melhor entendimento dos aspectos moleculares relacionado às espécies estudadas. Neste contexto, estão o sequenciamento de genomas e transcriptomas, o estudo de sintenia de espécies relacionadas, inferências evolutivas de espécies e patógenos, etc., de interesse dos Programas de Melhoramento conduzidos no âmbito do PGGMP da UENF.
Responsável pelo Projeto: Prof.ª Helaine Christine Cancela Ramos
. - Uso de Marcadores de DNA no Melhoramento Genético de Plantas;
Descrição: Neste projeto são enfocados os trabalhos que utilizam marcadores de DNA para dar suporte aos Programas de melhoramento de Plantas, auxiliando no desenvolvimento de cultivares e contribuindo para melhor entendimento dos aspectos moleculares relacionado às espécies estudadas. Neste contexto, estão o uso dos marcadores em seleção assistida, o mapeamento de QTL’s, a construção de mapas genéticos de referência para espécies de interesse dos Programas de Melhoramento conduzidos no âmbito do PGGMP da UENF.
Responsável pelo Projeto: Prof. Messias Gonzaga Pereira
. - Bioquímica da Interação Planta Patógeno no Melhoramento de plantas.
Descrição: Uma grande parcela da produção anual de alimentos é perdida em consequência de danos provocados por doenças causadas por patógenos. Esforços têm sido feitos no sentido de se elucidar quais mecanismos de resistência são utilizados pelas plantas para defenderem-se de seus agressores e, um número cada vez maior de compostos produzidos pelas plantas tem sido identificado como participantes ativos nos mecanismos de proteção. Várias classes de proteínas vegetais têm sido implicadas nos mecanismos de defesa de plantas contra patógenos, sejam elas induzidas ou constitutivas e exibindo atividades antimicrobianas. O projeto de pesquisa proposto pretende contribuir para uma melhor compreensão da interação entre patógenos e peptídeos de plantas através do estudo do mecanismo de ação desses peptídeos contra a agressão de patógenos, o que seria importante não só por aspectos fundamentais ou básicos, mas também por aplicados.
Responsável pelo Projeto: Prof.ª Valdirene Moreira Gomes